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Marketing Digital em 2022: o que é e como funciona?

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.




🐶 — Com licença, Rodolfo, tenho uma pergunta.

🙍‍♂ — Claro, Mia! Qual seria?

🐶 — Afinal, o que é Marketing Digital e como funciona?

Vamos por partes! Primeiro, vou me apresentar ao leitor: muito prazer! Me chamo Rodolfo e fiz este texto para ajudar você (e a Mia) a entender mais sobre Marketing Digital! (Ah, e Mia é o nome do cão da imagem acima).

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o assunto, mas você realmente sabe o que é e como funciona o Marketing Digital?

Até o final do texto, eu irei contar: o que é Marketing Digital, como funciona e como começar a usá-lo. Bora lá?


De onde veio e para onde está indo o Marketing Digital?


No começo da Internet, os sistemas eram ultrapassados e as páginas muito simples. Não existiam canais de interação entre empresa e cliente. A comunicação se dava de forma unilateral, como nos métodos tradicionais de marketing.

A Internet foi evoluindo e, por volta dos anos 2000, o Marketing Digital passou a ser construído. O crescimento no número de usuários fez com que as empresas investissem cada vez mais nesse setor, trazendo grande evolução técnica e tecnológica.

Nós acompanhamos todo esse movimento e, assim como o Marketing Digital, também estamos em constante evolução, nos adaptando cada vez mais às necessidades das marcas e dos perfis dos públicos.

Embora esteja sempre sendo reinventado, tem uma coisa que não muda: o conteúdo de alta qualidade e extremamente personalizado é a base de todo Marketing Digital de sucesso. Sei que pode parecer mais do mesmo, mas é fundamental falar a coisa certa no momento certo e para o público certo — tanto é que essa estratégia passou a ser conhecida como Marketing de Conteúdo.




O que é Marketing Digital?


Não tem mistério: o Marketing Digital é o marketing realizado em ambiente digital. Simples assim! Isso permite que as empresas se aproximem mais de seus públicos usando ferramentas como redes sociais, e-mail marketing e sites, e é nesse ponto que precisam saber se comunicar adequadamente.

Além de facilitar a comunicação entre empresa e consumidor de maneira direta e personalizada, o Marketing Digital é uma excelente ferramenta para fortalecer a marca e, consequentemente, realizar melhores vendas.

Confira mais sobre o que é Marketing Digital no vídeo abaixo:





Como funciona o Marketing Digital?

A Internet é muito mais dinâmica: basta tomar como exemplo as redes sociais. A empresa cria uma ação específica — ou se posiciona diante de algum acontecimento — e tem o feedback dos consumidores em tempo real, podendo ser usado como termômetro para medir como será a aceitação de determinado conteúdo.

Falando em medir, fazer a mensuração dos resultados das estratégias adotadas em âmbito digital também é muito mais fácil e preciso. É possível, inclusive, ajustar determinadas ações durante a sua execução: se você perceber que os resultados não estão atendendo à expectativa, basta adotar novos rumos.

Por exemplo: graças ao Marketing Digital, foi possível fazermos um levantamento preciso sobre os resultados das ações realizadas no projeto de Inbound Marketing da Mapa do Imóvel! Confira o aumento de contatos gerados após o início dos trabalhos:



Um outro exemplo das facilidades que o Marketing Digital proporciona é o cálculo do ROI (retorno sobre investimento). Assim como os ajustes mencionados acima, você também pode calcular o retorno de cada ação durante a execução.


Visão geral do Marketing Digital


Quer ver um resumo sobre o que falei até aqui? Basta assistir a este vídeo:


Para que serve o Marketing Digital?


O Marketing Digital pode ajudar microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte a conquistarem mais oportunidades de negócio.


Trabalhar com estratégias online costumava ser um privilégio de empresas mais antenadas e que realmente podiam fazer grandes investimentos, principalmente na criação de um bom site. Hoje, felizmente, o acesso a esse tipo de serviço e estratégia está cada vez mais fácil, e até os pequenos empreendedores podem trabalhar com estratégias de Marketing Digital.

Ninguém quer ficar de fora do mundo online, principalmente porque ele abre várias portas e permite que as empresas consigam:

  • entender melhor seu público;

  • conquistar mais clientes;

  • receber feedbacks;

  • melhorar o relacionamento com os clientes;

  • fidelizar os consumidores;

  • educar o mercado;

  • aumentar o conhecimento de marca da empresa;

  • gerar leads;

  • gerar oportunidades de venda;

  • reforçar os diferenciais competitivos;

  • aumentar a rentabilidade da empresa.

Quais são os cuidados necessários para ter uma boa estratégia de Marketing Digital?


Apesar de cada vez mais pessoas estarem buscando as soluções do Marketing Digital, é necessário trabalhar com atenção a alguns detalhes que podem ser determinantes para o sucesso do seu negócio.

Para não cometer os mesmos erros que muitos empresários acabam cometendo no dia a dia, decidi listar alguns dos cuidados necessários para a estruturação de uma campanha digital de sucesso. Acompanhe:


Estudo de personas


O primeiro passo é fazer um estudo de personas. Não é raro encontrarmos empresas que estão trabalhando com marketing, mas que ainda não sabem muito sobre quem são seus possíveis clientes.


O primeiro passo é fazer um estudo de personas. Não é raro encontrarmos empresas que estão trabalhando com marketing, mas que ainda não sabem muito sobre quem são seus possíveis clientes.

Para fazer isso, é preciso que você analise quais são os perfis de cliente ideal da sua empresa. Pode ser que exista mais de um grupo de pessoas, e está tudo bem!

Nesse momento, é importante levantar informações como:

  • quem são essas pessoas;

  • como são suas rotinas;

  • quais são seus objetivos;

  • quais são suas necessidades;

  • quais problemas elas enfrentam;

  • quais são suas objeções de compra mais comuns;

  • como a sua empresa pode ajudar essas pessoas;

  • quais produtos ou serviços são indicados;

  • qual a linguagem adequada para se comunicar com essas pessoas;

  • em quais canais de comunicação elas buscam por informação;

  • que tipo de conteúdo elas costumam consumir;

  • qual é a jornada de compra dessas pessoas;

  • o que elas valorizam em uma empresa desse segmento, etc.

Indico o guia abaixo para você aprender a estruturar sua persona mais profundamente:

Análise da concorrência

A análise da concorrência também é um detalhe muito importante antes de começar a criar a sua estratégia de Marketing Digital. Felizmente, podemos aprender muito com os erros e acertos de outras empresas do segmento.

Por isso, é importante fazer um levantamento de quais empresas estão se destacando no seu mercado, quem são seus maiores concorrentes e, a partir daí, organizar uma lista daquelas empresas que vale a pena acompanhar.

Avalie o que elas estão fazendo:

  • que tipo de conteúdo estão produzindo;

  • que tipo de linguagem estão usando;

  • como o público está se comportando;

  • quais são os erros que estão sendo cometidos;

  • quais ações parecem dar certo.

Entendendo essas questões a respeito da concorrência, é possível ter um olhar mais crítico sobre o que você fará de agora em diante, aproveitando para aprender com outras pessoas e não cometer os mesmos erros no seu dia a dia.

Estudo de palavras-chave


Se você quer ser encontrado na Internet, faça um bom estudo de palavras-chave. Nesse momento, é importante que você já conheça a sua persona e saiba exatamente que tipo de conteúdo e quais assuntos precisam ser trabalhados.

Tendo isso em mente, é possível fazer uma pesquisa de palavras-chave, através de ferramentas como o SEMRush e o Google KeyWord Planner, para encontrar os termos mais interessantes para a sua produção de conteúdo.

Então faça uma lista de termos que irão ajudar você a responder às dúvidas dos seus consumidores e crie conteúdos otimizados para cada um deles, pensando não só no volume de buscas, mas também na intenção dessas buscas.


Análise de canais


A análise de canais é importante para você entender onde você está hoje e quais são os gargalos das suas estratégias. Se você já tem um site, observe se ele tem todas as informações mais importantes a respeito do seu negócio, se existem descrições sobre os produtos e serviços que são comercializados, informações sobre a empresa, de contato e outros detalhes. Um site completo, funcional e otimizado para uma boa experiência para os seus consumidores é a melhor maneira de trabalhar esses canais.


Se você está trabalhando o seu Marketing Digital para vender decoração, por exemplo, precisa avaliar se o seu site e as informações ali presentes estão oferecendo para o seu cliente todo o conteúdo que ele precisa para conhecer a sua empresa. Ele mostra todos os produtos? Existem características e especificações sobre cada um deles?

Também é interessante analisar se o blog da sua empresa está adequado: os conteúdos são otimizados? Eles precisam de mais atenção? Como estão os resultados?


Ainda dentro de canais, também existe a necessidade de avaliar as redes sociais do seu negócio e identificar se você realmente está fazendo uma comunicação adequada. Nesse sentido, é importante avaliar se você está trabalhando nas redes sociais corretas, se os conteúdos e formatos que estão sendo trabalhados estão gerando engajamento, se as interações são boas ou se é necessário melhorar o que está sendo dito ali.

Lembre-se que os canais de comunicação são ferramentas poderosíssimas para melhorar a sua relação com o público, divulgar sua empresa, os produtos e serviços que você tem a oferecer.

Por isso, é fundamental fazer uma análise imparcial sobre o que está sendo feito hoje, quais são os gargalos e o que precisa ser melhorado.


Definição das metas e objetivos


Um detalhe fundamental antes de começar a estruturar a sua estratégia de marketing é definir o objetivo e as metas da sua empresa.


Sem um objetivo pré-definido, será difícil saber quais são as melhores ações de marketing e como mensurar se está tendo resultados ou não com os esforços que estão sendo feitos.

Por isso, é importante que você, antes de escolher as ações, seja capaz de definir qual é o seu objetivo. Uma vez que o objetivo está definido, é hora de definir também quais são as metas e de quanto em quanto tempo elas são espaçadas. Você fará metas mensais? Metas bimestrais? Ou metas semanais?

Com as metas definidas, é possível levantar também quais serão os indicadores-chave de sucesso para cada uma delas, permitindo assim que você acompanhe de perto se as ações realizadas dentro do seu negócio estão trazendo os resultados esperados ou se é necessário fazer ajustes em alguns desses pontos para realmente conquistar os números planejados.


Uma das vantagens do Marketing Digital é justamente a possibilidade de mensurar os resultados em tempo real, permitindo que as equipes responsáveis possam fazer ajustes para que os números melhores nos próximos meses.

Falaremos um pouco mais sobre mensuração de resultados e métricas mais tarde.


Como escolher as melhores estratégias de Marketing Digital?


O mercado de comunicação oferece diversas soluções para as empresas. Em seguida, explicaremos quais são as estratégias mais comuns utilizadas pelas empresas.

No entanto, antes disso, precisamos repensar algumas coisas: se existem tantas opções de estratégias disponíveis, como escolher aquelas que são mais interessantes para o seu negócio?

É preciso que você tenha estabelecido seu objetivo e metas e, a partir disso, defina as estratégias mais adequadas para conseguir encontrar os melhores caminhos para o seu negócio.


Como fazer Marketing Digital?


O primeiro passo para aumentar as suas vendas é enxergar o Marketing Digital como um gerador de oportunidades. Em seguida, é importante analisar, definir objetivos que possam ser alcançados e, sobretudo, conhecer bem o seu público-alvo. Esse é o processo que nós usamos para ajudar nossos clientes a gerarem mais resultados!



Sendo assim, a Internet é a maneira mais segura de obter informações sobre o perfil do seu consumidor, visto que as redes sociais como o Instagram são ferramentas poderosas para criar uma relação mais próxima com o cliente, além de serem uma alternativa eficiente para garantir as melhores vendas.

Por esse motivo, separei as estratégias de Marketing Digital que mais têm dado certo. Confira logo abaixo:


Inbound Marketing


Inbound marketing é a nossa especialidade! Ele tem como objetivo atrair o cliente por meio de conteúdo relevante. Dessa forma, as empresas procuram entender as necessidades dos consumidores para, em seguida, estabelecerem um canal de comunicação com essas pessoas, com o objetivo de oferecer uma solução para os seus problemas.

Saiba mais sobre o Inbound Marketing em nosso material gratuito!




Com mais de 10 anos no mercado, nós temos várias histórias de sucesso. Uma das que mais nos orgulhamos é a da Famiglia Valduga!

A empresa chegou até nós com um grande problema: os resultados online não estavam à altura do sucesso da empresa. Para você ter uma ideia, a taxa de carrinhos abandonados no e-commerce era superior a 70%, enquanto uma média saudável é menor que 40%.

O que fizemos para solucionar a demanda? Isso mesmo, aplicamos toda nossa expertise em Inbound Marketing! O coração do projeto foi a criação de conteúdos em blog para atrair o público posteriormente para a loja. Confira como as vendas da loja cresceu exponencialmente após o projeto de Inbound Marketing aplicado pela Orgânica Digital!


Confira o depoimento da Luisa Valduga sobre o nosso trabalho!




A sinergia entre a Orgânica Digital e a Famiglia Valduga

proporcionou o desenvolvimento de estratégias digitais, resultando no aumento de contatos gerados, oportunidades e também das vendas do nosso e-commerce. Luisa Valduga – Inovação Digital da Famiglia Valduga.


Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo tem como principal função posicionar sua marca no lugar, momento e para a pessoa certa. Melhor ainda, ele é capaz de colocar sua marca no coração das pessoas, algo que nós nos orgulhamos muito de fazer! 💚

Ou seja, além do Marketing de Conteúdo proporcionar educação e informações relevantes para o público, ele soluciona os anseios das pessoas, a fim de garantir que elas se tornem futuros clientes da sua empresa.

Sendo uma opção prática, econômica e rápida. O blog é a maneira mais comum de conseguir tráfego para o seu site, pois é fácil de ser administrado, seu desenvolvimento é simples e o custo de manutenção é baixo.

Contudo, para que essa estratégia gere um resultado positivo, é importante que você leve em consideração quatro etapas:

  1. seja estratégico na criação de seu conteúdo. Ou seja, crie pautas com informação relevante;

  2. tenha um cronograma para as postagens;

  3. otimize o texto para o Google usando as práticas de SEO;

  4. vá além do texto: diversifique o tipo de comunicação criando infográficos, podcasts, vídeos entre outros.


Confira nossa aula sobre o assunto:



E-mail Marketing


Muitos acreditam que o tempo dos e-mails já passou, mas isso é um grande erro. Eles continuam sendo uma das maiores potências do Marketing Digital. Acredite: o potencial de uma lista de e-mail é enorme (para não dizer crescente) e as ações corretas podem dar retornos incríveis.


Para tirar suas dúvidas sobre a eficácia dos e-mails, assista ao vídeo abaixo:




Usado geralmente para enviar promoções, solicitar vendas, adquirir negócios, entre outros, o e-mail marketing é o processo de enviar mensagens com fins comerciais para um grupo de pessoas, afim de aumentar ou nutrir a proximidade do relacionamento da empresa com os seus atuais ou futuros clientes.

Sendo assim, o primeiro passo é criar estratégias para captar os e-mails de sua audiência. Quer saber mais como aproveitar bem esta oportunidade? Confira nosso material abaixo!



Redes Sociais

Se você está procurando um lugar que tenha influência, comunicação e diálogo para divulgar a sua marca, então as redes sociais são uma boa opção para você. Isso porque a maior parte do tempo gasto pelos usuários de Internet brasileiros é em redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn e até o Instagram.

O potencial desses canais é imenso. Afinal, abre portas para diálogos mais próximos com os seus clientes. Mas não basta saber criar estratégias para captar audiência para esses espaços. É preciso também ter estratégias para retê-los e engajá-los!



Publicidade digital

Mesmo oferecendo um excelente produto ou serviço com bons preços e um website competitivo, é primordial que você consiga trazer as pessoas para conhecê-lo.

Muitas pessoas podem vir pelos mecanismos de busca, mas se você conseguir achar o seu público-alvo onde ele está, será possível alavancar os rendimentos. Por isso, separe uma verba para investir em mídias digitais.

Quer saber mais sobre publicidade digital? Confira no vídeo abaixo como usar o Google Ads!



Otimização de Conversão – CRO


Convert Rate Optimization ou Otimização de Conversão é uma forma segura de melhorar a performance de um site, aumentando mais o tráfego que o endereço já tem. Sendo assim, é possível aumentar as conversões independentemente do número de visitantes.


Marketing de Busca – SEM


Search Engine Marketing ou Marketing de Busca é o segmento do Marketing Digital que tem como foco desenvolver estratégias e formato de divulgação por meio de ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing.



Quais são as principais métricas do Marketing Digital?


Ao aplicar as estratégias de marketing, você precisa identificar se os resultados realmente são eficazes, até porque as campanhas performam de formas diferentes para cada negócio. Para saber quais são as ações mais indicadas e se elas realmente te colocam no caminho do sucesso, só há uma forma: acompanhar as métricas e mensurá-las adequadamente.


Essas ferramentas são partes fundamentais da aplicação de Marketing Digital, porque mostram onde estão os erros, o que precisa ser ajustado, como economizar nas ações, o que mudou nos indicadores e quais são as novas oportunidades de negócio, entre outras vantagens. Ou seja, elas são um guia perfeito para as tomadas de decisão estratégicas.



Embora qualquer um possa acompanhar as métricas, é importante contar com uma empresa especializada, que tem o conhecimento específico para determinar as medições corretas para gerar insights e resultados. Isso porque muitas delas são irrelevantes para os reais objetivos e só mostram aparências, como quantidades de likes e curtidas.

Quer o auxílio de uma empresa especializada para te ajudar a acompanhar suas métricas e te mostrar o que cada uma delas significa? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

Na Orgânica Digital, temos no nosso portfólio diversos cases de empresas importantes nos setores que mostram a nossa efetividade no acompanhamento das métricas. Nosso trabalho inspira confiança porque nos dedicamos a entender o seu negócio de acordo com as prioridades da marca. Assim, buscamos sempre os insights mais apropriados para melhorar as tomadas de decisão das campanhas!

Confira abaixo uma lista com as principais métricas de marketing que consideramos importantes para serem acompanhadas. Entenda melhor a importância de cada uma delas para as ações de Marketing Digital!

Retorno Sobre Investimento (ROI)

O ROI faz uma análise comparativa entre o quanto você gastou e o quanto cresceu em vendas. Uma característica básica de como funciona o Marketing Digital é justamente melhorar os lucros, então essa é uma das métricas mais importantes para avaliar.

Com essa métrica, você consegue saber se o dinheiro aplicado nas campanhas foi bem aproveitado e recebe insights para identificar quando é interessante aumentar o investimento, melhorando ainda mais o resultado.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC estabelece uma relação entre os gastos com Marketing Digital e o número de clientes. Em outras palavras, ele mede o custo que cada novo cliente representa para a empresa, mostrando se as campanhas fazem valer os esforços.

Isso inclui todas as despesas aplicadas nas estratégias de promoção, desde os valores investidos em marketing até os salários da equipe de vendas. Para calcular o CAC, você deve separar o período desejado e avaliar a diferença entre esses valores e a quantidade de contas que surgiram no espaço de tempo determinado. Quer um exemplo de como reduzir o seu custo de aquisição? Conheça as soluções que usamos para a Confraria Famiglia Valduga aqui!

Receita Mensal Recorrente (MRR)

O MRR permite visualizar o crescimento da sua empresa em termos de receita a partir do faturamento mensal. Isso significa que pagamentos adiantados poderão ser ajustados para avaliar uma tendência de crescimento no ano.

Para isso, basta dividi-los por 12. Deve-se excluir, entretanto, pagamentos à vista, despesas com contador e descontos. Inclua as taxas de transações de crédito e do faturamento.

Custo Por Aquisição (CPA)

O CPA é responsável pela geração de lead. Trata-se da soma dos gastos e os contatos adquiridos dentro de um período de tempo. Nas campanhas do Google Ads, o valor cobrado no CPA equivale às conversões de leads dentro do site.

Custo Por Lead (CPL)

O CPL avalia os gastos para gerar um novo lead. Essa métrica ajuda na maneira como funciona o Marketing Digital, porque mostra se as campanhas estão bem ajustadas.

O ideal é que o CPL seja o mínimo possível, mas valores altos também se justificam se as conversões dos leads para clientes forem eficientes. O resultado é relativo, o que justifica contratar uma empresa especializada para medir as métricas.



Ticket Médio


O ticket médio é aplicado individualmente sobre uma conta para identificar o quanto aquele cliente traz de receita para a empresa. É uma métrica que ajuda a entender quando aplicar estratégias de engajamento, visando aumentar a demanda pelos produtos/serviços adquiridos.


Lifetime Value (LTV)


O LTV é uma métrica para avaliar o potencial de lucro de cada cliente para prever resultados. Ela analisa o tempo integral de negócios com o seu cliente, ou seja, desde que ele começou a solicitar serviços/produtos. Ele precisa estar pelo menos três vezes acima do CAC para que a conta seja sustentável.


Taxa de conversão


A taxa de conversão diz respeito a qualquer uma das etapas que o visitante avança no funil de venda, desde o momento em que se torna lead até a efetivação da compra. Parte intrínseca do Marketing Digital, a conversão é o objetivo de toda ação realizada.



A equipe contratada para gerenciar as suas campanhas é a mais indicada para gerar essa métrica, já que trabalha diretamente com as estratégias em andamento. O acesso rápido a essas informações permite que sejam feitas os devidos ajustes para melhorar os resultados das ações, tendo grande impacto no seu marketing.

Visitas no site


As visitas no site podem ser avaliadas sobre várias métricas. O número total indica se as campanhas rodam devidamente, mesmo que não se convertam em leads. Já o número de visitas individuais mostra a quantidade específica de pessoas que acessa o site.


A comparação entre essas métricas permite saber quantos retornaram e quantos são novos, ajudando a entender o engajamento nas campanhas. Também são métricas importantes para descobrir os conteúdos mais acessados.

Dica: Um blog pode ser um dos principais canais para atrair novos visitantes no seu site! Saiba mais.


Métricas de e-mail marketing


Há também métricas específicas para campanhas de e-mail marketing. Elas incluem a taxa de abertura das mensagens e a taxa de clique nos links.

A primeira métrica mostra se os títulos estão atraentes o suficiente, enquanto que a segunda mostra a eficácia da campanha em si. Afinal, o objetivo é que o remetente se interesse pelo que você tem a oferecer!



Como analisar as métricas de Marketing Digital?


Antes de começar a analisar as métricas de marketing, é importante pensar em quais realmente são interessantes para o seu negócio. Para isso, avalie quais são os seus objetivos e metas, e veja quais métricas realmente te ajudarão a mensurar os progressos da sua empresa: o Marketing Digital e BI andam juntos!

Feito isso, é hora de definir a prioridade e a periodicidade de cada uma delas.


Infelizmente, muitas empresas acabam abraçando a ideia de mensurar todas as métricas disponíveis e acabam não atentando para os números que realmente importam. O resultado disso? Empresários que não enxergam com transparência a realidade do negócio e acabam não conseguindo otimizar suas estratégias e melhorar os resultados até então conquistados.

Se apegar a métricas que não trazem dados relevantes para a sua empresa é o que chamamos de métricas de vaidade. Elas podem parecer bonitas, mas não são aprofundadas para as necessidades do seu negócio.


Como criar um plano de Marketing Digital?


Ao investir nas estratégias do Marketing Digital é essencial ter um plano de marketing, pois executar as diversas ações que compõem essa metodologia sem um planejamento estratégico pode ser um grande problema para o seu negócio — e para o seu bolso.

No entanto, existem três etapas que você deve considerar na hora de criar seu plano de Marketing Digital. Confira a seguir.

  1. defina seus objetivos, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo;

  2. faça uso de indicadores-chave de Performance (KPIs);

  3. conheça seu público-alvo.

Quais as vantagens do Marketing Digital?


É perceptivo que tudo à nossa volta tem influência dos meios digitais, e com o marketing não é diferente. Por isso, é necessário que as empresas em expansão tenham o Marketing Digital como prioridade. Entre as vantagens estão:

Mais comunicação e interatividade


A primeira vantagem é a melhora da comunicação e da interatividade com seu público. Os canais digitais, principalmente as redes sociais, são comumente utilizados como ferramentas de contato entre cliente e empresa.

Nessas plataformas, os consumidores e prospects aproveitam a proximidade para tirar dúvidas a respeito de produtos e serviços, dar feedbacks e falar sobre expectativas e dicas para se destacar no mercado.

Quem melhor que o seu próprio cliente para dizer exatamente o que ele quer e precisa da sua empresa?


Mais competitividade


O aumento da competitividade também é uma realidade. Quando a sua empresa está disponível no meio online, ela consegue estreitar laços com os consumidores, acompanhar a concorrência, reforçar seus diferenciais competitivos e, com cuidado e atenção, até fidelizar os consumidores!


Melhor custo-benefício


Ao contrário das estratégias tradicionais e offline, o Marketing Digital tem valores mais democráticos. Esse é um dos benefícios, principalmente para pequenas e médias empresas.

O custo-benefício do investimento é excelente: além de permitir trabalhar com preços mais acessíveis, as campanhas tendem a ser muito mais segmentadas, permitindo que você atinja apenas aquele público que realmente interessa para o seu negócio.


Maior alcance global


A Internet também permite que você consiga ter um alcance maior. Se a sua empresa trabalha com uma solução em software, por exemplo, pode ser interessante trabalhar com alcance nacional.

Com o Marketing Digital, você conseguirá alcançar pessoas em todo o país de forma mais simples e prática, se comparada com as estratégias tradicionais.


Análise e mensuração em dados concretos


Falaremos muito sobre isso: a possibilidade de mensurar e analisar dados concretos.

Esse é um dos benefícios mais marcantes do Marketing Digital. Quando pensamos em marketing tradicional, é muito mais complicado pensarmos na mensuração: como mensurar quais clientes chegaram através de anúncios em revistas? Como mensurar quantos clientes chegaram através de um backbus?

Com o Marketing Digital, é possível saber exatamente de onde cada cliente e prospect veio, qual foi o caminho que tomaram para chegar até aqui e, a partir daí, identificar quais estratégias estão sendo mais promissoras e quais investimentos precisam ser reajustados.


Mais oportunidades


Com estratégias focadas e bem segmentadas, pode ser possível aumentar o número de oportunidades de vendas. Isso acontece porque, com a geração de leads, é possível educar o mercado e guiá-los até o momento da compra através de um funil bem desenhado.

Quando você trabalha o Marketing Digital, pode ajudar o consumidor a passar pela etapa do processo de compra de forma mais intuitiva e simples.


Atrai o público certo


A segmentação das estratégias de Marketing Digital também é um dos atrativos mais marcantes para as empresas. Quando, no marketing tradicional, precisávamos dar um grande pulo para conseguir conquistar alguns poucos clientes, com o Marketing Digital é possível segmentar cada vez mais e focar em distribuir a mensagem apenas para aquelas pessoas que realmente podem representar um potencial de clientela para o seu negócio.

Quanto mais focada for a sua estratégia e mais próximo você chegar do público certo, maiores são as chances de conversão.


Permite acesso ao feedback do consumidor


As redes sociais permitem que a empresa e os clientes se comuniquem de forma muito mais transparente. Os usuários tendem a usar essas ferramentas para se comunicarem de forma mais prática e direta com as empresas que compraram, ou que estão interessadas em comprar.


Se você está nesses canais e sabe usá-los estrategicamente, conseguirá identificar algumas sugestões vindas diretamente dos seus clientes para melhorar a sua imagem no mercado e aumentar a sua competitividade.

Os feedbacks dos consumidores são importantíssimos para o seu crescimento. Use-os com sabedoria.

Aqui na Orgânica Digital, nós já aplicamos com sucesso (inclusive para nós mesmos) as estratégias do Marketing Digital! Confira abaixo o depoimento do André Ribeiro, gerente nacional de vendas da M.Pollo, sobre o nosso trabalho:



Quer um resultado assim para sua empresa? Clique aqui!


Quais são os piores erros de Marketing Digital?


As estratégias de marketing podem trazer muitos benefícios. No entanto, para colher esses frutos, é necessário que você tenha o máximo de atenção a cada detalhe. Será que você está fazendo tudo certo ou é necessário rever algumas coisas?

Veja quais são os erros mais comuns cometidos pelas empresas:

  • não conhecer a sua persona;

  • não estabelecer metas;

  • escolher estratégias inadequadas;

  • não conhecer as necessidades do seu negócio;

  • não conhecer as sazonalidades da sua empresa;

  • ignorar a necessidade de fidelizar o seu consumidor;

  • não usar a linguagem adequada para se comunicar;

  • fazer ações pontuais e não investir na recorrência;

  • ter um site muito pesado e que demora a carregar;

  • não escrever artigos;

  • não se preocupar em variar o formato dos conteúdos;

  • não se preocupar em educar o mercado;

  • não acompanhar as métricas;

  • não otimizar os esforços de marketing.

Quais são as consequências de não investir em Marketing Digital?


O Marketing Digital deixou de ser uma alternativa e se tornou uma obrigação para aquelas empresas que querem garantir a competitividade de mercado. Dito isso, podemos imaginar que deixar de investir em Marketing Digital é um risco para as empresas, independentemente do mercado ou do porte.

Entre os maiores prejuízos que os negócios podem ter por não investirem em Marketing Digital, estão os listados abaixo.


O negócio não acompanha o mercado


O mercado está evoluindo e está cada vez mais digital. Para conseguir crescer a sua empresa, é preciso que você acompanhe as tendências e consiga estar sempre à frente da concorrência.

No entanto, se você ignora o Marketing Digital, as chances de ficar para trás são muito grandes. Estar no meio digital te ajudará não só a melhorar a sua relação com o público e aumentar o número de vendas, como também a otimizar rotinas e rever processos internos.


Dificuldade de encontrar novos clientes


Os hábitos de consumo mudaram e se adaptaram ao mundo digital. Hoje, grande parte dos consumidores atentam para a necessidade de fazer buscas online antes de fecharem negócio com qualquer empresa.

Por isso, se você quer encontrar clientes e ser considerado por aqueles prospects que estão buscando por soluções semelhantes às suas, é preciso estar no mundo digital.


Dificuldade de fidelizar clientes


O Marketing Digital, acompanhado das ferramentas de automação de marketing, podem permitir que as empresas fidelizem cada vez mais consumidores.

Afinal, sabemos que um consumidor fidelizado pode ser muito mais lucrativo que um novo cliente.

Com as plataformas corretas e utilizando da comunicação online para alcançar essas pessoas, é possível criar uma rede de consumidores fiéis, satisfeitos e promotores da sua marca. O resultado? O aumento das indicações orgânicas e da sua carteira de clientes.


Dificuldade competitiva


Se todas as empresas estão no mundo digital e a sua não está, como você competirá pela atenção dos seus clientes?

A Internet e o Marketing Digital permitem que as empresas trabalhem de forma a reforçar os seus diferenciais competitivos e atrair cada vez mais clientes de acordo com as necessidades que essas pessoas apresentam.

Se você não estiver nesses canais que, inclusive, muitos consumidores consultam antes de tomarem uma decisão de compra, como espera ser considerado no momento da venda?

É preciso pensar que abraçar estratégias de Marketing Digital não são apenas um detalhe: são uma medida para garantir que a sua empresa não morra na praia.


Redução da rentabilidade da empresa


Claro, com a redução da competitividade no mercado, a dificuldade de se destacar da concorrência e atrair mais clientes, a rentabilidade da empresa também cai.

Um negócio sustentável precisa manter um crescimento recorrente e estar sempre adepto às novidades do mercado para conseguir transformar a sua realidade em algo mais rentável e lucrativo.


Como saber se o Marketing Digital está dando certo?


Para você diminuir sua margem de erros e, em contrapartida, aumentar as chances de sucesso, é fundamental saber se a sua estratégia está dando certo. Para isso, é necessário acompanhar algumas métricas que servem para mensurar a performance das suas ações.

Abaixo, listamos algumas das métricas de marketing mais utilizadas em uma estratégia, são elas:

  • Retorno Sobre Investimento (ROI): faz uma análise comparativa entre o quanto você gastou e cresceu em vendas;

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC): estabelece uma relação entre os gastos com Marketing Digital com o número de clientes;

  • Receita Mensal Recorrente (MRR): permite visualizar o crescimento da sua empresa em termos de receita;

  • Custo Por Aquisição: responsável pela geração de lead, trata se da soma dos gastos e os contatos adquiridos dentro de um período de tempo;

  • Custo Por Lead: é responsável por avaliar os gastos que você tem para gerar um novo lead.

Porém, vale ressaltar que o ideal é você conhecer todas as métricas de marketing e escolher a que mais se adapta ao seu tipo de negócio.


Como saber se uma estratégia de Marketing Digital não está dando certo?


Infelizmente, poucas empresas atentam para os resultados do Marketing Digital. A verdade é que, lá no fundo, poucas sabem identificar se a empresa realmente está tendo lucros ou não.

Vamos enxergar alguns cenários: se hoje a sua empresa gasta R$2.000,00 em marketing e conquistou quatro novos clientes, cada cliente custou R$500,00 para o seu negócio. Esses clientes só passarão a dar lucros para a sua empresa se eles consumirem um valor maior que o seu custo (R$501,00 em diante). Nesse momento, você precisa pensar no seu ticket médio:

  • se o seu ticket médio for inferior à R$500,00, o seu cliente só passará a dar lucros reais para a sua empresa com a recorrência de compra;

  • se o seu ticket médio for de R$500,00, o cliente estará apenas pagando o custo de aquisição. Dessa forma, o lucro só virá a partir da segunda compra;

  • e, claro, se o seu ticket médio for superior a R$500,00, nesse contexto, o cliente já será capacitado para dar lucros reais para o seu negócio.

Agora que entendemos a relação de lucro, ticket médio e recorrência de compra, é hora de pensarmos nas estratégias de Marketing Digital.

O marketing vem para ajudar as empresas a resolverem esses três pilares importantíssimos para garantir a rentabilidade do negócio. Se a sua estratégia não está conseguindo otimizar nenhum desses pontos, ela pode estar tendo algum gargalo.

Então, como identificar os sinais de que a estratégia de marketing está deixando a desejar?

Confira alguns pontos principais:

  • baixo número de visitas no site;

  • baixa taxa de conversão;

  • leads não qualificados;

  • poucas oportunidades para serem trabalhadas;

  • vendas abaixo do esperado;

  • clientes não fidelizados;

  • clientes não engajam;

  • queda das vendas;

  • a meta está cada dia mais distante.

Fez tudo isso mas seu Marketing Digital não funciona?

Chegou até aqui, mas algo não deu certo? Calma porque ainda tem jeito. O Marketing Digital é uma excelente ferramenta para você se diferenciar dos demais. No entanto, usar métodos que já estão no mercado não fará diferença no rendimento da sua empresa, pois para alcançar o sucesso é essencial que você busque soluções inovadoras que geram resultados reais para o seu negócio.


Reveja a persona


Se as suas estratégias de marketing não estão trazendo os resultados esperados, é preciso que você reavalie alguns quesitos. O primeiro deles é a persona: será que você realmente está se comunicando com o cliente correto? Ou será que a sua persona está equivocada e, por isso, você não está conseguindo atrair as pessoas adequadas para o seu negócio.

Reavalie quem são os seus clientes e veja se a sua persona está correta. Se for necessário, refaça o estudo de personas e identifique quais mudanças precisam ser realizadas na sua estratégia de marketing.


Reavalie os números


Reavaliar os números é importante. Quanto mais registros você tiver do que foi feito e conquistado nos últimos anos e meses, melhor! Esses dados servirão como fatores de comparação para entender se realmente houve melhoras ao longo da estratégia que está sendo executada ou se é necessário mudar alguma coisa.

Pode ser que o negócio tenha uma sazonalidade que ainda não havia sido identificada e que, na verdade, os números baixos não representem uma falha na estratégia de marketing, e sim um período comum de baixa dentro da empresa.

Essa dica é importante para todas as empresas, de qualquer segmento: mantenha o registro mês a mês. Guarde os documentos para comparar com os meses dos anos seguintes e identificar se é um comportamento do seu consumidor e, a partir disso, reorganizar suas ações.

Reveja as metas


Pode ser que as metas estejam acima do potencial da empresa. Isso é muito comum de acontecer: quando as empresas não têm um registro do progresso do negócio nos últimos anos ou uma perspectiva macro de como está o mercado, pode ser que as metas e objetivos estabelecidos fiquem além do potencial da empresa e do mercado.

É importante avaliar como está o seu negócio e quais são as expectativas para o seu setor. Reveja as metas e tente trabalhar com números menos ousados para começar a ação.


Reveja as estratégias


As estratégias também podem estar erradas, e isso está te custando resultados! Identifique, com a análise de métricas, se as estratégias usadas estão trazendo o retorno esperado ou se é necessário repensar a forma com que cada uma delas está sendo trabalhada.

Um dos benefícios do Marketing Digital é a possibilidade de avaliar o progresso de cada ação em tempo real.

Veja onde estão os melhores e piores resultados e reorganize os esforços.


Por que contratar uma agência especializada?


Contar com ajuda de uma consultoria especializada faz toda a diferença, visto que uma agência de Marketing Digital dispõe de mecanismos certos para que sua empresa gere resultados. E nós, da Orgânica Digital, sabemos bem como fazer isso!

Com 11 anos de experiência, a Orgânica Digital é uma agência focada em potencializar o sucesso da sua empresa por meio da inovação, agregando valor em tudo o que faz em busca dos melhores resultados. Sendo assim, nós criamos um jeito único de trabalhar, baseado em quatro princípios: marketing, vendas, tecnologia e sucesso do cliente.

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Quer ir pelo caminho mais difícil?


Caso você queira fazer tudo por conta própria, ou seja, o caminho mais difícil, separei aqui embaixo alguns conteúdos que lhe serão muito úteis! Confira: #1 Leia o artigo: Planejamento de marketing de conteúdo: 8 dicas para criar o seu #2 Leia o livro gratuito:



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Perguntas Frequentes


📗 O que é Marketing Digital?


O Marketing Digital é o marketing realizado em ambiente digital, ou seja, na Internet. Ele usa ferramentas como redes sociais, e-mail marketing, sites e apps. Ele permite que as empresas se aproximem mais de seus públicos e estejam mais presentes nas suas vidas.


🔴 Como fazer Marketing Digital?


O primeiro passo para aumentar as suas vendas é enxergar o Marketing Digital como um gerador de oportunidades. Em seguida, é importante planejar, analisar, definir objetivos que possam ser alcançados e, sobretudo, conhecer bem o seu público-alvo. Esse é o processo que nós usamos para ajudar nossos clientes a gerarem mais resultados!


📗 O que faz um profissional de Marketing Digital?


Ele é responsável por executar as ações de marketing nas plataformas digitais, que podem ser: gerar oportunidades, divulgar a marca, gerar vendas, etc.


🔴 Quais os tipos de Marketing Digital?


São várias as estratégias que compõem o Marketing Digital, entre elas estão: inbound marketing, marketing de conteúdo, e-mail marketing, redes sociais e inúmeras outras.


📗 O que faz o Marketing Digital?


Através de ferramentas como redes sociais, landing pages, e-mail marketing e sites ele permite que as empresas se aproximem mais de seus públicos e encontrem novos clientes.


🔴 Qual o conceito de Marketing Digital?


Marketing Digital é a soma de ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da Internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos e serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.


Todos os créditos e fonte conteúdos : https://www.organicadigital.com/blog/afinal-como-funciona-o-marketing-digital/

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