O concreto asfáltico é hoje amplamente utilizado, e tem muitas vantagens sobre outros pavimentos. Ele é forte, durável, resistente ao desgaste e pode ser colocado sobre uma variedade de bases inferiores. Os pavimentos de concreto asfáltico têm alta resistência à abrasão e boa resistência à tração. Eles também têm boa resistência à fadiga e não são afetados pela geada em climas frios. Os pavimentos de concreto asfáltico são flexíveis, o que significa que podem ser moldados para seguir uma curva ou curva, o que os torna adequados para uso em torno de obstáculos, como árvores ou cantos de edifícios.
O concreto asfáltico é colocado a temperaturas que variam de 30°C a 90°C (86°F a 194°F). A temperatura ideal é de 60°C (140°F). O processo começa com a preparação do subsolo (a camada base) antes da colocação da camada de concreto asfáltico.
O concreto asfáltico é agora amplamente utilizado. Os pavimentos de concreto asfáltico geralmente têm uma vida útil mais longa do que os pavimentos de concreto asfáltico e são menos propensos a desenvolver cisalhamento superficial ou rachaduras.
A estrutura do pavimento de concreto asfáltico consiste em várias camadas, incluindo a camada superior, a camada de base, a camada inferior e a camada de base. Essas camadas trabalham em conjunto para proporcionar resistência e durabilidade, permitindo ao mesmo tempo o escoamento de água através da superfície do pavimento.
A camada superior da camada constitui a parte mais alta de uma estrutura de pavimento de concreto asfáltico. Esta camada freqüentemente contém material agregado como lascas de pedra ou cascalho que proporciona tração aos veículos que circulam sobre o pavimento. A camada superior também contém aglutinante betuminoso que ajuda a unir o agregado a fim de criar uma base estável para os veículos que cruzam sobre ele.
A camada da camada de base fica diretamente abaixo da camada superior da camada inferior e proporciona consistência para os veículos que cruzam sobre ela. A camada de base pode ser feita de asfalto ou concreto asfáltico, dependendo do tipo de materiais disponíveis em sua área e do tipo de tráfego de veículos que você espera em sua rede viária.
O concreto asfáltico é hoje amplamente utilizado em aeroportos e estacionamentos, assim como em rodovias. Ele também é utilizado em pistas de aeroportos, rodovias e outras áreas onde o tráfego intenso ocorre.
O concreto asfáltico é composto de vários materiais diferentes. Os principais ingredientes incluem asfalto (betume), agregados e água. O concreto asfáltico pode ser encontrado em duas formas diferentes: asfalto de mistura quente ou asfalto de mistura fria. O asfalto de mistura quente é feito no local aquecendo o betume, rochas ou areia com vapor ou água quente até que atinjam uma consistência que permita que sejam colocados suavemente. O asfalto misturado a frio é espalhado no solo usando uma máquina especial que mistura os ingredientes juntos sem qualquer tipo de calor.
O concreto asfáltico é uma mistura de asfalto e agregado que é usada para fazer pavimentos. Nos Estados Unidos, é chamado de camada de base agregada (ABC). A mistura é vertida sobre um sub-base preparado e compactada, muito parecida com uma típica laje de concreto. Os pavimentos de concreto asfáltico são amplamente utilizados em todo o mundo em áreas muito traficadas, incluindo aeroportos e estacionamentos.
O concreto asfáltico foi desenvolvido pela combinação das qualidades do asfalto e do concreto. O conceito original do uso do asfalto no concreto data de 1852, quando John McAdam acrescentou breu à sua mistura de concreto para estradas na Escócia. O concreto asfáltico foi usado pela primeira vez comercialmente em 1934 quando a Standard Oil Company of Indiana (SOCON) construiu uma pista em sua refinaria em Gary, Indiana, para testar seu desempenho sob cargas pesadas de tráfego. Os resultados foram tão encorajadores que a SOCON decidiu usá-la como material de base para as pistas de aeroportos em toda a América do Norte.