top of page

Informações importante sobre o asfalto

O asfalto é um material comumente usado para pavimentação, coberturas e outros fins. Consiste em agregado mineral unido a um cimento asfáltico líquido. As aplicações mais comuns do concreto asfáltico são na construção de estradas, estacionamentos, caminhos de pedestres e estradas de acesso.


A palavra "asfalto" vem do latim tardio "asfalto", que é derivado das palavras gregas ἄσφαλτος ásphalton, que significa "não curtido". Antes de meados do século 20, o uso do asfalto estava associado principalmente à construção de estradas. Desde então, seu uso evoluiu para aplicações mais gerais, como materiais para telhados de edifícios profissionais e algumas casas (ver telha asfáltica).


Os principais componentes do concreto asfáltico são areia, cascalho e água. O processo envolve misturar estes três ingredientes até que a mistura se torne espessa como massa de biscoito e depois aplicá-los numa superfície em camadas usando uma máquina chamada pavimentadora de asfalto ou rolo de estrada para consolidá-la em uma superfície sólida que possa ser pisada.





O asfalto é um material feito de betume e cascalho que é usado como superfície de estrada.


O asfalto é uma forma líquida ou semi-sólida de petróleo preta, pegajosa e extremamente viscosa. Pode ser encontrado em depósitos naturais ou pode ser um produto refinado, e é classificado como um passo. Até o século XX, o termo asfalto também era usado; a palavra é derivada do grego antigo ἄσφαλτος ásphaltos.


O principal uso do asfalto/betume é na construção de estradas, onde é usado como cola ou ligante misturado com partículas agregadas para criar concreto asfáltico. Seus outros usos principais são para asfalto mastique (para pavimentação) e para produtos impermeabilizantes, como feltro para telhados e para vedação de telhados planos. Os termos "asfaltado" ou "asfalto" quando usados em referência a uma estrada estão quase sempre se referindo ao concreto asfáltico[1].


Em inglês americano, uma estrada asfaltada pode ser chamada de estrada de pedra,[2] estrada pavimentada,[3] ou apenas pavimento simples[4]. Em algumas partes da Inglaterra, particularmente no noroeste da Inglaterra, "tarmac" mantém seu significado original de superfície de asfalto


A pavimentação asfáltica é um processo relativamente simples que tem sido usado por milhares de anos. Envolve a colocação de uma mistura asfáltica sobre uma superfície preparada, na maioria dos casos utilizando uma máquina de asfalto de mistura a quente ou HMA.


O asfalto é um material complexo que consiste em muitos produtos químicos, com diferentes tipos de asfalto com características diferentes. Os dois tipos mais comuns de asfalto são o betume e o betume modificado por emulsão.


O betume é um material natural que pode ser extraído da terra, enquanto o betume modificado por emulsão é produzido misturando betume com água e outros produtos químicos para formar um fluido que pode ser pulverizado sobre a superfície a ser pavimentada.


O asfalto é uma mistura de betume e agregados. O betume é um material viscoso, de alcatrão, que é usado como aglutinante para manter o agregado unido. O asfalto é amplamente utilizado na construção de estradas. Há vários tipos diferentes de produtos asfálticos disponíveis no mercado atualmente.


O asfalto é uma mistura de betume e agregados. O betume é um material viscoso, de alcatrão, que é usado como aglutinante para manter o agregado unido. O asfalto é amplamente utilizado na construção de estradas. Há vários tipos diferentes de produtos asfálticos disponíveis no mercado atualmente.


Tipos de asfalto


Existem dois tipos principais de asfalto: asfalto de mistura quente e asfalto de mistura fria. O asfalto de mistura quente é feito com cimento asfáltico quente e agregado (os dois ingredientes necessários para fazer asfalto). O asfalto de mistura fria envolve apenas a mistura desses dois componentes juntos sem aquecê-los primeiro. O asfalto de mistura quente tem maior durabilidade do que o asfalto de mistura fria - durará mais tempo antes de precisar de substituição ou reparos - mas a pavimentação com mistura fria pode ser mais econômica para alguns projetos porque é mais barata do que sua contraparte quente

bottom of page